Publicado em: 13/05/2022 às 15:18

Saiba por que 23 cidades de MT fazem aniversário em 13 de maio | Mato Grosso

Mato Grosso possui 141 cidades, das quais 23 fazem aniversário no mesmo dia
-

Mato Grosso possui 141 cidades, das quais 23 fazem aniversário no mesmo dia: 13 de maio. A curiosidade chama a atenção e o g1 foi atrás de respostas para entender o porquê de esses municípios terem a mesma data de fundação.

No 13 de maio de 1986 surgiram:

As cidades de São Félix, Pedra Preta e Tangará da Serra, também foram criadas no dia 13 de maio, mas do ano de 1976.

João Carlos Vicente Ferreira é pesquisador, historiador e escritor. Ele explicou que há duas grandes razões para as cidades terem sido fundadas de uma só vez. A primeira, se refere à carga histórica que o dia 13 de maio representa, pois foi nesse dia que houve a abolição da escravidão no Brasil.

A segunda, para ele, é que a data, na verdade foi uma grande jogada política.

“MATO GROSSO ERA GOVERNADO PELO ENTÃO GOVERNADOR JÚLIO CAMPOS, E NAQUELE PERÍODO AINDA NÃO TÍNHAMOS A QUESTÃO DA REELEIÇÃO E ELE, POLÍTICO POR NATUREZA, PERCEBEU QUE TERIA QUE SAIR DO CARGO E ALÇAR UM NOVO PLANO. ELE FOI SER DEPUTADO CONSTITUINTE, ENTÃO FOI UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA. AFINAL DE CONTAS, A ASSEMBLEIA CRIOU TODOS ESSES MUNICÍPIOS, MAS QUEM INSTITUIU FOI ELE”.

Para o historiador, a medida trouxe benefícios para Campos.

“Isso foi um ato político. Ele rodou todo o estado, e foi eleito com maior número de votos proporcionalmente, na história de Mato Grosso para deputado federal. Foi uma estratégia muito bem pensada, e é por isso que os 23 municípios têm essa data de aniversário”.

Outro ponto interessante é a associação à libertação dos escravos, pois a data sugere na mente das pessoas a libertação de algo que os oprime. No caso do distrito, é localidade de pessoas que construíram um ponto de moradia e que, com seu trabalho, proporcionaram crescimento e almejam o progresso.

“É ESSE O ESPÍRITO: DE LIBERDADE. DE LIBERTAREM-SE DAS OBRIGAÇÕES LIGADAS AO MUNICÍPIO-MÃE. TODA VEZ QUE UM MUNICÍPIO MAIOR RECEBE UM RECURSO, ELE VAI REPASSAR QUANDO BEM ENTENDER PARA SEUS DISTRITOS E VILAREJOS, E ENTÃO É UMA ESPÉCIE DE LIBERTAÇÃO”, COMPLETOU O HISTORIADOR.

Fonte: -

Quem Somos

Paranaíta On Line "Responsabilidade na Informação" Paranaíta - Mato Grosso - Brasil

Categorias

Enquete

O que você achou do novo visual do site? Dê sua opinião e nos ajude a melhorar nossa plataforma.

Copyright © 2022 - Paranaíta Online - Todos os direitos reservados.