Google search engine
InícioEconomiaImposto de Renda 2024: após início do prazo de entrega, Receita alerta...

Imposto de Renda 2024: após início do prazo de entrega, Receita alerta para aplicativos falsos

 

Recomendação é acessar somente aplicativos indicados pela página oficial. Entrega começou em 15 de março e vai até 31 de maio; Receita já recebeu quase 3,8 milhões de declarações. A Receita Federal alertou nesta segunda-feira (18) para a disseminação de aplicativos falsos do programa do Imposto de Renda 2024 e para o risco de golpes. O prazo de entrega das declarações começou em 15 de março e vai até 31 de maio.
Selo home imposto de renda 2024
arte/g1
O aviso veio após o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo ter identificado a disseminação de aplicativos “maliciosos”.
“Este período também é marcado por uma série de tentativas de golpes por parte de criminosos que se aproveitam da importância do tema. Campanhas maliciosas foram identificadas, visando induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis”, diz a Receita.
A recomendação é acessar somente os programas oficiais do Imposto de Renda:
Para celular, o programa está disponível para Android e iOS e
Para o download no computador, o programa está disponível na página oficial da Receita.
Veja passo a passo feito pelo g1 de como baixar o programa em cada plataforma
Balanço
A Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações este ano. Até as 17h31 desta terça-feira (19), o órgão já tinha recebido 3.784.574 declarações.
Saiba quem precisa declarar o Imposto de Renda 2024
Entregar o quanto antes a declaração é importante para quem quer receber as restituições mais rapidamente. Também contam para isso o formato escolhido de declaração — pré-preenchida tem prioridade — e a forma de recebimento escolhida — recebimento via PIX também tem prioridade no recebimento da restituição.
A restituição será paga em cinco lotes a partir de 31 de maio, seguindo o calendário:
1º lote: 31 de maio;
2º lote: 28 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 30 de agosto;
5º lote: 30 de setembro.
No caso do recebimento por PIX, a chave do contribuinte deverá ser necessariamente o CPF (não poderá ser e-mail ou telefone).
Quem não entregar dentro do prazo fixado – até 31 de maio, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.
Leia também:
Receita lança operação e notifica mais de 6 mil empresas por supostas irregularidades no IR
Imposto de Renda 2024: Receita lança chatbot para ajudar na declaração; veja como funciona o Leo
ECONOMIA
- Advertisment -
Google search engine

Recentes