Publicado em: 05/01/2022 às 11:46

Entidades do agro fazem churrasco na porta de agências do Bradesco em protesto contra vídeo

Pecuaristas e sindicatos rurais distribuem espetos à população em diversas cidades do país
Canal Rural

Entidades do agro fazem churrasco na porta de agências do Bradesco em protesto contra vídeo

Pecuaristas e sindicatos rurais distribuem espetos à população em diversas cidades do país, em manifestação contra publicidade do banco, já retirada do ar, que pregava a redução consumo de carne para reduzir a pegada de carbono

Entidades ligadas à agropecuária realizaram nesta segunda-feira (3) churrasco na porta de agências do Bradesco em diversas cidades do país.

A mobilização, chamada de “Segunda com Carne”, foi realizada em protesto contra vídeo publicitário que circulou no no mês passado, no qual influenciadoras sugerem reduzir o consumo de carne para reduzir a pegada de carbono.

Em Cuiabá (MT), o protesto reuniu de 800 a 1.000 pessoas, de acordo com informações da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), uma das entidades que organizaram o movimento na cidade, juntamente com pecuaristas e representantes do sindicato rural local e dos sindicatos dos frigoríficos de Cuiabá e Várzea Grande. Segundo os organizadores, foram distribuídos 1.500 espetos de 100 gramas de carne.

Segunda com Carne, churrasco em protesto contra Bradesco

Foto: divulgação

“A pecuária brasileira ao longo do tempo se modernizou, faz uso de tecnologias aumentando e melhorando a qualidade de seu rebanho, sendo no estado de Mato Grosso, nos últimos 35 anos, praticamente dobrou sem precisar [de] novas áreas de pastagens. O estado de Mato Grosso tem 60% de seu território preservado, onde estão inseridas as áreas de reservas legais e preservação permanente das propriedades rurais privadas”, informa carta aberta assinada pela Acrimat, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Nelore-MT e Sindicato Rural de Cuiabá.

 

De acordo com o diretor da Acrimat, José João Bernardes, o objetivo da manifestação foi o de esclarecer a população a forma como a pecuária bovina nacional é conduzida. “Nós vimos permanentemente fazendo um esforço enorme para nos adequar a todas as normas ambientais e sanitárias, buscando sempre esse equilíbrio de produzir com responsabilidade ambiental, econômica e social”, disse.

Em Rondonópolis, o churrasco foi realizado em frente à agência central do Bradesco, com a participação de pecuaristas e apoio do Sindicato dos Produtores Rurais do município. A carne distribuída à população teria sido doada por pecuaristas e membros da cadeia produtiva.

churrasco em protesto contra Bradesco, Segunda com Carne

Foto: divulgação

Outras cidades mato-grossenses também registraram mobilização na “Segunda com Carne”. Em São Paulo, houve a realização do churrasco nas proximidades de agências das cidades de Ribeirão Preto e Araçatuba, entre outras.

Segunda com Carne, churrasco em protesto contra o Bradesco

Foto: divulgação

Vídeo polêmico

Na peça publicitária que deu origem à mobilização desta segunda-feira, e que já foi retirada do ar, uma jovem sugere reduzir o consumo de carne e adotar a prática de comer um prato sem carne pelo menos um dia da semana, às segundas feiras, no movimento que ficou conhecido como Segunda Sem Carne.

A iniciativa fazia parte de uma ferramenta lançada pela instituição financeira que permite que os clientes possam calcular a emissão de carbono.

Em meio a críticas de entidades do setor produtivo, o banco cancelou a propaganda e emitiu nota afirmando que “ao longo de seus quase 79 anos de história, o Bradesco sempre apoiou de forma plena o segmento do agronegócio brasileiro, estabelecendo parcerias sólidas e produtivas”.

No mesmo texto, o Bradesco indica que a posição do vídeo não representa a visão do banco. “Pelo contrário. O Bradesco acredita e promove, direta e indiretamente, a pecuária brasileira e, por conseguinte, o consumo de carne de origem animal”.

O texto foi assinado pelo CEO do Bradesco, Octavio de Lazari Júnior.

Fonte: Canal Rural

Quem Somos

Paranaíta On Line "Responsabilidade na Informação" Paranaíta - Mato Grosso - Brasil

Categorias

Enquete

O que você achou do novo visual do site? Dê sua opinião e nos ajude a melhorar nossa plataforma.

Copyright © 2022 - Paranaíta Online - Todos os direitos reservados.