Bom dia, hoje é quinta-feira 02 de Julho de 2020

Nova Carteira de Trabalho Digital traz mais comodidade ao cidadão e ao empregador
Publicado em: 30/01/2020 ás 16:56:00 Autor: Assessoria
Fonte: Ministério da Economia

Você sabia que o Ministério da Economia lançou a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL? Pois é, a CTPS Digital foi instituída pela Lei Federal nº. 13.874, de 20/09/2019 e Portaria nº. 1.065, de 23/09/2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Esta inovação visa modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, substituindo o antigo modelo da Carteira de Trabalho física, (O famoso caderninho azul), a Carteira Digital está disponível para os cidadãos através de aplicativo para celular nas versões iOS e Android, e também na internet. Facilitando também as contratações, que agora passam a ser feitas com base unicamente do número do CPF, para cidadãos brasileiros e estrangeiros que já estejam no Cadastro de Pessoa Física. Não sendo mais obrigatório o preenchimento do número da CTPS no eSocial.

Lembrando que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, comércio, agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Esta novidade traz benefícios como, a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.

O objetivo maior é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Onde todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/ Após baixar o aplicativo basta cadastrar-se com o número de seu CPF, Nome completo, Email e telefone móvel, e seguir as etapas solicitadas pelo sistema.

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

Entre os benefícios esperados com a Carteira de Trabalho Digital estão, maior aproveitamento das vagas disponíveis, redução no tempo médio de atendimento, agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas, e a integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Notícias relacionadas