Bom dia, hoje é quinta-feira 24 de Maio de 2018

Segundo especialista, não há lei que determina que a terça-feira de carnaval seja feriado no Brasil
''Saiba o motivo do carnaval não ser considerado feriado
Publicado em: 12/02/2018 ás 16:01:00
Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba

(Foto: Reprodução/TV TEM)

Seja para cair na folia, descansar ou viajar, muitas pessoas aproveitam o carnaval para sair da rotina e sequer querem pensar no trabalho.

No entanto, carnaval não é considerado feriado. Segundo o advogado trabalhista de São José do Rio Preto (SP), Paulo Cesar Baria de Castilho, não há uma lei que determina que a terça-feira de carnaval seja feriado no Brasil.

Não há lei que determina que a terça-feira de carnaval seja feriado no Brasil 

O folião que antecipou a programação carnavalesca e agendou uma viagem ou já confirmou presença no bloco de rua pode ter o salário descontado caso falte do trabalho.

 

“Se não houver previsão na convenção coletiva do sindicato da categoria daquele empregado prevendo o feriado, se o patrão não autorizou que o empregado falte naquele dia ou não fez uma compensação de horas, o patrão pode descontar o dia que o funcionário faltou”, explica o advogado.
 

Mas se não foi possível cancelar o compromisso agendado para a data, Castilho afirma que há uma saída já que a festa é um costume do brasileiro.

“Em todo lugar do mundo usos e costumes são respeitados. Então, se houver um acordo sobre não trabalhar naquele dia esta questão está superada. Mas isso precisa ser combinado com o patrão especificamente”, diz.

Advogado fala sobre a terça-feira de carnaval, que não é considerada feriado (Foto: Reprodução/TV TEM)

Advogado fala sobre a terça-feira de carnaval, que não é considerada feriado (Foto: Reprodução/TV TEM)

Só assim quem é da folia pode aproveitar as festas e quem é do sossego pode descansar. Mas ainda tem gente que trabalha no carnaval e estes empregados só recebem 100% de hora extra se houver uma lei municipal que determina o feriado na respectiva cidade.

Notícias relacionadas