Bom dia, hoje é domingo 22 de Setembro de 2019

PRIMEIRA ETAPA: Mais de 2 mil pacientes foram atendidos pela Carreta de Prevenção do Hospital em Alta Floresta
Publicado em: 06/05/2019 ás 14:51:00
Fonte: Diário News

A Carreta do Hospital de Amor finalizou na última sexta-feira (26/04), os últimos atendimentos aos pacientes de Alta Floresta e região. Estacionada no pátio do Rotary Clube desde o início do mês, a carreta disponibilizou exames de Papanicolau, PSA (Próstata) e Mamografia aos pacientes pré-agendados. Segundo os organizadores, dos 3 mil atendimentos disponibilizados pelo Hospital, 2207 foram realizados.

De acordo com Valdinei Pinto, foram efetuados 1071 exames de mamografia, 690 de papanicolau e 446 PSA. Segundo ele, a partir do dia 04 até o dia 13 de maio ocorrerá a segunda etapa dos atendimentos onde serão chamadas as pessoas que tiveram os seus resultados de exames alterados. “Eles serão convidados a voltar no atendimento da carreta para fazer novos exames, no caso da mamografia e colo de útero serão atendidos por dois médicos na carreta mesmo, com outros tipos de exame; já os exames de PSA que eventualmente estiver alterado, os pacientes serão encaminhados diretamente para Barretos”, explicou Valdinei em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário.

Conforme ele salientou, o número de pacientes que realizaram o exame de mamografia foi considerável devido ao serviço de saúde pública não oferecer este tipo de exame “É um dos exames de maior deficiência da nossa região em relação a oferta de exames pelo SUS”, disse ele. Já o PSA (Antígeno Prostático Específico), usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens assintomáticos, houve baixa procura por conta do exame já ser oferecido na rede pública, além disso, segundo Valdinei, é de conhecimento de todos que os homens ainda sentem muito receio de fazer estes tipos de exames, apesar da sua extrema importância.

Compartilhe!

 

Notícias relacionadas