Bom dia, hoje é quinta-feira 15 de Novembro de 2018

Paranaíta fomenta pequenos negócios com apoio do Sebrae/MT
Palestra e negociações empresariais são realizadas em novembro durante o Fomenta, ação do programa Cidade Empreendedora
Publicado em: 07/11/2018 ás 16:57:00 Autor: Silvana Bazani - Assessoria/Sebrae-MT

Empreendedores de Paranaíta terão a oportunidade de aprender sobre compras públicas, concorrência, comportamento do consumidor e como ampliar as vendas durante o Fomenta, evento que marca o lançamento do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/MT, no próximo dia 8. A palestra gratuita será realizada às 19h na Câmara Municipal de Paranaíta, localizada na rua Alceu Rossi, 186, centro. O tema será abordado pelo palestrante de renome internacional, consultor empresarial e economista Carlos Hildorff e durante painel com cases de sucesso relacionados às compras públicas. Inscrições no CAE

 

Ainda em novembro, no dia 22, será realizado um encontro de negócios com gestores da prefeitura e empresários de Paranaíta, com foco nas compras públicas. Durante 18 meses os gestores do município localizado a 838 km ao Norte de Cuiabá receberão consultoria do Sebrae para aprimorar a gestão e consequentemente fomentar a economia local por meio do programa Cidade Empreendedora.

 

Como ação integrada do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae promoveu também em Paranaíta um curso sobre agricultura familiar, nos dias 26 e 27 de setembro. O objetivo foi aprimorar o processo de compra de produtos provenientes das pequenas propriedades rurais, explica a gestora do Programa Cidade Empreendedora, Virgínia Ismael. Nessa iniciativa foram envolvidas as secretarias municipais de Educação, Agricultura, Assistência Social e Administração.

 

“Nossa expectativa é aproximar o pequeno agricultor das grandes oportunidades de negócios com o município. Dessa forma, ampliar o desenvolvimento socioeconômico por meio da geração de novas oportunidades de emprego e renda”, complementa o secretário municipal de Administração, Meio Ambiente e Mineração de Paranaíta, Fabiano Navarro.

 

No início de outubro foi realizado um diagnóstico para avaliar o status dos métodos internos da prefeitura municipal de Paranaíta e que serão aprimorados com o intuito de melhorar a gestão. Nesse sentido, algumas medidas previstas é aperfeiçoar as compras públicas e desburocratizar os processos – inclusive de abertura e fechamento de empresas - por meio da Rede Simples.

 

 

Para o secretário municipal de Administração, Meio Ambiente e Mineração de Paranaíta, o Programa Cidade Empreendedora acolhe as necessidades do município ao mediar o desenvolvimento de ações e políticas públicas voltadas para o fortalecimento de pequenos negócios locais.

 

Conforme ele a expansão e apoio às iniciativas empreendedoras contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do município, que concilia a atividade agropecuária com a preservação dos recursos naturais. Navarro complementa que o programa do Sebrae/MT está em consonância com o modelo de gestão vigente no município. “Buscamos o desenvolvimento do município, com planejamento e ações estratégicas, para melhorar a qualidade de vida da população com desenvolvimento sustentável”, conclui.

 

Por meio do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em Paranaíta são apresentadas 35 soluções de gestão. Elas incluem consultoria para compras públicas, desburocratização de processos e implantação da Sala do Empreendedor, entre outras. Com isso, a intenção é tornar a prefeitura mais ágil e adaptada ao timing empresarial. Também é elaborado o diagnóstico de implantação de Políticas de Municipalização.

 

Para que a prefeitura possa ser parceira das empresas e atuar no fomento dos negócios é preciso aprimorar a gestão, reforça o gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Sandro Rossi de Carvalho. Nesse processo são envolvidos os gestores públicos – prefeitos e secretários -, entidades representativas de segmentos econômicos e lideranças locais.

 

Além de Paranaíta, outros 7 municípios aderiram ao Programa Cidade Empreendedora em 2018, sendo Campo Verde, Primavera do Leste, Cáceres, Canarana, Nova Ubiratã e Campos de Júlio.

 

Compras públicas - Nos dias 07 e 08 deste mês, a servidora Lizandra Bertolini representa o município de Paranaíta ao participar do curso de Planejamento Anual das Compras Públicas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Durante o treinamento com 16h de duração os servidores aprenderão sobre as principais legislações, jurisprudências e conjunto de boas práticas relacionadas ao planejamento anual das compras públicas, com foco no fomento às contratações de microempresas e empresas de pequeno porte para 2019.

Notícias relacionadas