Bom dia, hoje é domingo 22 de Setembro de 2019

Observatório registra tremores de terra em Aripuanã e Juara
''A cidade de Juara também teve registro de tremores; média de 2 graus na escala Richter''
Publicado em: 10/09/2019 ás 16:54:00 Autor: Cleber Romero
Fonte: Só Notícias

Os tremores de terra ocorreram na regiões de Aripuanã e Juara, entre os dias 30 agosto e 5 desse mês. Ambos foram registrados pelo Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB) e divulgados hoje.

O primeiro foi no município de Aripuanã de 2,5 na escala escala de Magnitude Regional (mR) e detectado por quatro estações do Obsis. Já o segundo foi na região de Juara e teve magnitude de 2 mR e cinco estações detectaram o evento. Ambos os abalos sísmicos são considerado de baixa intensidade, distantes dos centros das cidades e sem profundidade para causar danos em residências.

Conforme Só Notícias já informou, em julho, duas estações detectaram o terremoto do tipo natural de 2,4 graus na escala Richter (que serve como parâmetro para dimensionar abalos sísmicos), próximo da MT-220, em Porto dos Gaúchos (248 quilômetros de Sinop).

O município já registrou entre 2016 até agora, mais de 16 tremores de terra. Consta no histórico da UnB, que a magnitude média dos abalos é de até 2,4 graus na escala Richter. A região é nacionalmente conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil, em 1950, quando um abalo de magnitude de 6,9 graus ocorreu na Serra do Tombador, a cerca de 100 quilômetros da cidade. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não trouxe danos à população.

Notícias relacionadas