Bom dia, hoje é segunda-feira 17 de Dezembro de 2018

Município de Paranaíta vem se destacando na agricultura familiar
Publicado em: 09/11/2018 ás 14:22:00 Autor: Glaucia Machado
Fonte: RedeCoopMT

Localizado a 880 km da capital, no norte do estado, o município de Paranaíta tem se destacado na pequena produção agrícola. É o que mostra a diversidade de espécies cultivadas. São muitos pés de maracujá, pés de melancia, de abóbora cabotiã, de repolho e de pimentão. Além de outras 22 espécies de alimentos que saem das mãos das famílias produtoras para a mesa do consumidor.

O município, que antes chamava atenção pela produção leiteira, agora investe bastante na olericultura – ou seja, na exploração de hortaliças – e também na fruticultura. Todas essas atividades respondem por uma fatia importante da economia local, de acordo com o técnico agrícola da Secretaria de Agricultura de Paranaíta Marcelo Soares. “Filhos de produtores estão voltando para o campo, voltando para as propriedades rurais para trabalhar junto com seus pais”, diz ele.

A produção teve maior avanço porque a Prefeitura de Paranaíta, atualmente chefiada por Tony Ruffato, vem atuando no desenvolvimento da agricultura familiar. O órgão fornece, por exemplo, as máquinas necessárias para fazer o preparo do solo e uma assistência técnica direta e continuada, por meio do trabalho de técnicos como Marcelo.

Segundo o técnico agrícola, a atividade “é intensa, mas não tem mesmice”. Marcelo começou a trabalhar na agricultura no estado de Goiás. Anos depois, veio para Mato Grosso atuar na área de agricultura familiar, especialmente com plantio de maracujás, e hoje busca fazer a diferença em Paranaíta. “Eu faço aquilo que eu gosto de fazer. Para mim é prazeroso levantar de manhã, vim para a Secretaria de Agricultura e trabalhar com os produtores”, conta.

A RedeCoop tem articulado junto ao município de Paranaíta a utilização da sua logística de comercialização, que está sendo implementada. A ideia da Rede de Apoio é promover a integração de diversos municípios na rota BR 163, tendo Cuiabá e Várzea Grande na ponta - o maior centro consumidor do estado.

Por Glaucia Machado

Notícias relacionadas