Bom dia, hoje é domingo 23 de Setembro de 2018

Lucas do Rio Verde é a cidade mais desenvolvida de Mato Grosso, diz índice Firjan
Índice serve para que setores da administração pública e da iniciativa privada saibam quais são os melhores lugares para se investir
Publicado em: 03/07/2018 ás 17:00:00
Fonte: CenárioMT

Segundo o último ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan – que mede o índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado hoje (2), Lucas do Rio Verde (1º.), Sorriso (4º.), Sinop (6º.) e Nova Mutum (8º.) aparecem mais uma vez entre as dez principais cidades de todo estado de Mato Grosso.

A pesquisa analisou diversos índices econômicos e sociais dos 141 municípios mato-grossenses  e apenas os nove primeiros colocados (entre eles Cuiabá, 2º. e Diamantino, 3º.) atingiram o que os responsáveis pelo levantamento dos dados classificam como cidade de “alto desenvolvimento”.

O índice, que varia de zero a 1, levanta dados anualmente em todo o Território Nacional desde 2005 e serve como termômetro para diversas tomadas de decisão tanto na esfera pública quanto por parte de companhias da iniciativa privada que desejam investir. Este ano os municípios melhor ranqueados em Mato Grosso foram, respectivamente, Lucas do Rio Verde (0,8354), Cuiabá (0,8266) e Diamantino (0,8182), mesmo sofrendo retrocessos em relação ao último índice, divulgado em 2013. A queda dos índices nos últimos cinco anos, destacam os pesquisadores, ocorreu devido aos anos de crise econômica e recessão enfrentados pelo Brasil recentemente.

Notícias relacionadas