Bom dia, hoje é quarta-feira 22 de Agosto de 2018

Etanol é mais vantajoso em Mato Grosso
Publicado em: 07/08/2018 ás 16:33:00
Fonte: CenárioMT

Em Mato Grosso, o hidratado é vendido em média por 56,55%. Na média brasileira, a paridade é de 60,70% entre os preços médios do etanol e da gasolina, também favorável ao biocombustível. Desta forma, a vantagem é maior no Estado. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e leva em consideração números coletados entre 29 de julho e 4 de agosto.

Em São Paulo o etanol custa 58,94% do preço da gasolina, em Goiás 60,15%, em Minas Gerais 61,65% e, no Paraná, a paridade está em 63,70%. Com petróleo mais caro, de um lado, e safra boa de cana-de-açúcar, de outro, a vantagem de abastecer o carro com etanol em vez da gasolina cresceu e é a maior em três anos. Neste período em Mato Grosso, a maioria das vezes o etanol fez frente à gasolina.

Como calcular

Para saber qual combustível vale mais a pena, o consumidor precisa fazer uma conta. Se o preço do biocombustível custar até 70% o preço da gasolina, é vantajoso abastecer com etanol. Se essa diferença for superior a 70%, o melhor neste caso é gasolina. Essa conta técnica considera vários parâmetros, inclusive, o rendimento do carro e a quilometragem realizada por litro.

Leia:  CNI forma grupo para derrubar barreiras a comércio exterior brasileiro

A conta é simples: multiplique o preço da gasolina por 0,7. O resultado será o valor correspondente a 70% do preço. Se o valor do etanol for superior ao resultado, é mais vantajoso abastecer com gasolina.

Notícias relacionadas