Bom dia, hoje é segunda-feira 17 de Dezembro de 2018

Eleição para escolha de diretores das escolas estaduais está sendo realizada hoje
Publicado em: 22/11/2018 ás 10:56:00 Autor: Notícia Exata

Tudo pronto para a eleição para diretores de escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso que ocorre hoje, quinta-feira (22).  Ao todo são cerca de 300 mil aptos a votar, sendo 250 mil estudantes e 40 mil profissionais da educação, além dos pais ou responsáveis, distribuídos em 765 escolas. Estão com inscrição confirmadas 837 candidatos que passaram pela inscrição, debate com a comunidade para a apresentação das propostas para o biênio 2019/2020. 

Em algumas unidades escolas, são mais de um concorrente ao cargo. Conforme a portaria 551/18, podem votar estudantes a partir de 12 anos, pais (dois votos por família considerando o pai, mãe ou aluno). No caso de dois ou três irmãos que são estudantes, todos votam, mas da família (pai ou a mãe ou responsável), só um voto. As eleições acontecem o dia todo – no caso de escolas com três turnos, as votações se encerram as 20 horas.

Não haverá dispensa das aulas, pois será um dia letivo normal. Os trabalhos eleitorais estarão a cargo da comissão local, formada por pessoas da comunidade escolar, escolhidos, de acordo com a portaria. Gestão democrática Segundo a superintendente de Gestão Escolar, Rosângela Moreira, a eleição para diretores é um dos pilares da gestão democrática que é a participação da comunidade escolar.

“Para eleger que ser uma pessoa preparada, tem que ter a melhor proposta e alcançar um excelente resultado”, destaca. Moreira lembra que os professores em readaptação concorrem nestas eleições, uma vez que estão numa função técnica. “E diretor é uma função técnica”, frisa. Profissionais da educação com formação superior em licenciatura também podem concorrer.    

Conforme o documento, a posse será no dia 10 de dezembro para um mandato de dois anos. Moreira adianta que o efetivo exercício efetivo para o novo gestor inicia no dia 1º de janeiro do próximo ano, mas a posse ocorre no dia 10 de dezembro. “Esses 21 dias serão um período de transição para que o diretor que encerra o mandato coloque o novo gestor a par da administração”, acrescenta. Nas escolas sem candidatos, haverá processo de indicação, de acordo com a portaria.
 

Notícias relacionadas