Bom dia, hoje é quinta-feira 24 de Maio de 2018

Drones produzidos em MT devem custar R$ 19 mil; empresa busca cidade para construir fábrica
Publicado em: 19/01/2018 ás 16:14:00
Fonte: Olhar Direto

Representantes do empreendimento chinês Zhuhai Yuren Agricultural Aviation visitarão 10 municípios de Mato Grosso em busca do melhor local para instalação de uma fábrica de drones agrícolas. O anúncio do investimento, de U$ 22 milhões, foi feito na manhã desta quarta-feira (17), em reunião da comitiva oriental com o governador do Estado, Pedro Taques (PSDB). Com a fabricação local, os produtos devem ser oferecidos aos produtores por R$ 19 mil.

Leia mais:
Empresas chinesas devem construir fábricas de placas solares e drones agrícolas em MT

Em novembro de 2017 a empresa já havia assinado um Protocolo de Intenções com o Governo durante missão de negócios à China. “Essa delegação chinesa é a sétima que visita Mato Grosso após nossa visita à China,e  já com ações concretas. Estas viagens tem este objetivo, trazer investimento para gerar emprego, renda, ICMS e a partir disso construirmos nossas escolas”, disse o governador após o encontro.

Na ocasião a empresa também entregou um drone doado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), durante a passagem da comitiva mato-grossense pelo país. Lá, autoridades e empresários de Mato Grosso participaram do MT Invest Forum, em Beijing. O evento resultou ainda na assinatura de outro protocolo com ZN Solar, para fabricação de placas solares de captação de energia.

“Para quem acha que é um delírio pensar em drone para a agricultura familiar, nós achamos inclusive que estamos atrasados. Podíamos estar testando essas tecnologias há muito tempo. Tudo que se pensa em modernização para grandes cadeias, as pequenas também tem o direito de poder acessar e sonhar com isso”, disse o titular da Seaf, Suelme Fernandes.

Ele reforça que, para os pequenos produtores, a possibilidade de olhar as propriedades de cima, oferece uma possibilidade de planejamento muito maior. “É importante tanto para assistência técnica quanto para a organização das pastagens, das reservas legais, e áreas de preservação permanente. até análise de solo são possíveis por meio disso”. A geração de emprego também foi destacada pelo secretário.

De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom – MT), a Zhuhai Yuren está localizada na cidade de Zhuhai e é o único fabricante de drones nomeado pelo Ministério da Agricultura (MOA) para realizar demonstração de vôo em diferentes províncias. Nas províncias da grande agricultura (Xinjiang, Shandong, Anhui e outros), cobrem mais de 500.000 hectares para proteção de culturas.
 
Além disso, o empreendimento detém 80 patentes na China continental e solicitações de patentes internacionais na Europa e América, Coréia do Sul e Japão, Austrália, Brasil e outros países e regiões. Os aparelhos são utilizados principalmente para pulverizar produtos químicos, químicos líquidos, entregar fertilizantes granulares, fornecer pó entre outros.

Notícias relacionadas