Bom dia, hoje é terça-feira 11 de Dezembro de 2018

Curso on-line capacita cidadãos ao voto consciente
''Em parceria com o Instituto Mude, Unicesumar oferece curso on-line gratuito sobre cidadania e combate à corrupção''
Publicado em: 28/09/2018 ás 12:01:00 Autor: Andressa da Rosa - NQM Comunicação

O Brasil tem mais de 147,3 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil (TSE). Para capacitá-los ao voto consciente, a Unicesumar oferece, em parceria com o Instituto Mude, um curso on-line gratuito sobre cidadania e seu exercício no combate à corrupção.

 

São 20 aulas, divididas em dois módulos, com duração que varia de dez a 15 minutos cada. A expectativa é de que a população esteja apta a eleger candidatos dispostos a mudar o quadro de corrupção do país.  Para isso, o curso aborda questões como democracia e informações sobre as medidas de combate à corrupção, além de um histórico que mostra o papel do Congresso Nacional no país.  “É preciso mostrar que o voto não termina nas urnas. Buscamos esclarecer que é preciso entender as propostas dos candidatos, fazer com que se comprometam publicamente e fiscalizar durante todo mandato”, explica Patrícia Alves Ferhmann, diretora executiva do Instituto Mude.

 

Segundo Patrícia, o curso foi pensado e preparado para todos que entendem a gravidade do problema da corrupção no Brasil e estejam dispostos a tomarem atitudes efetivas para o seu enfrentamento. “Para vencer esse grande mal, que tanto nos atrapalha, é necessária a determinação de brasileiros de todas as partes do país. Os cidadãos devem manifestar, por meio de suas escolhas e atitudes, os valores fundamentais éticos para a construção de uma sociedade mais honesta e íntegra”, destaca.

 

Para o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, refletir sobre o tema da corrupção é o primeiro passo para tomar uma firme decisão em combatê-la. “A corrupção é um problema social e cultural que deve ser combatido desde a sua raiz. Na Unicesumar, por exemplo, aluno não cola, porque temos uma fiscalização efetiva. Colar também é uma forma de corrupção, é uma mentira, é uma falsidade ideológica e quase sempre apropriação indébita. Criamos esse projeto por entender que ele vai ao encontro daquilo que acreditamos: que o conhecimento de qualidade lapida o caráter humano, engrandece a alma e contribui para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária”, destaca.

 

O Instituto Mude participou ativamente na campanha que elaborou as “10 medidas Contra a Corrupção”. Agora, aliado ao “Transparência Internacional” e a outras organizações, como a Unicesumar, oferece à população um maior entendimento do cenário político nacional atual.

 

A Unicesumar inicia nesta terça-feira (25) a campanha “Vote Bem”, por meio das suas redes sociais. O objetivo é mobilizar e sensibilizar seus 120 mil alunos e comunidade, a fazerem esse curso antes do primeiro turno, marcado para o dia 7 de outubro. O curso está disponível e pode ser acessado emwww.mude.org.br/curso.

 

 

Notícias relacionadas