Bom dia, hoje é quinta-feira 17 de Janeiro de 2019

Assentamento: Primeiras propriedades já contam com tanques para piscicultura na Comunidade Bom Jesus
Publicado em: 15/04/2016 ás 16:48:00
Fonte: Celso Nery - Redação

A Secretaria de Agricultura realizou esta semana a implantação de tanques para piscicultura em propriedades rurais de Paranaíta. As propriedades estão localizadas na Comunidade Bom Jesus. Nesses locais os produtores já começam a se programar para iniciar a criação de espécies de peixe.

De acordo com Jackson Aragão, técnico responsável pela elaboração dos projetos, a implantação dos tanques atendem a realidade de cada produtor. Até quarta-feira, haviam sido feito dois tanques, além da reforma de um espaço numa das propriedades atendidas pelo programa de estímulo à piscicultura no município. “Nesse caso, tivemos que adequar o tanque que o produtor tinha que estava fora de padrão para a atividade, não tinha como controlar a água”, explicou.

O programa prevê a implantação de cerca de mil tanques para piscicultura. Conforme Aragão, os produtores são orientados sobre a operação dos tanques e a criação de peixes. Quatro espécies são as sugeridas para a criação: tambaqui, piauçu, tambatinga e pintado da Amazônia. Esse último foi criado em cativeiro em uma propriedade de Paranaíta, da família Pappen, e se tornou referência em várias cidades do Estado e até fora do Estado.

“Há uma preocupação que a atividade seja sustentável ao produtor, os projetos são elaborados de forma que garantam rentabilidade”, explicou.

“O projeto está sendo bem conduzido, tudo esta caminhando bem. Temos a expectativa de contar com mais uma máquina para realizar as escavações”, explicou o Secretário de Agricultura, José Rogério de Paula e Silva, informando que depois da Comunidade Bom Jesus, no assentamento, as equipes vão atender comunidades rurais no entorno do município.

Notícias relacionadas