Bom dia, hoje é quinta-feira 17 de Janeiro de 2019

Área plantada de algodão deve ser a maior da história em Mato Grosso
Publicado em: 26/12/2018 ás 10:38:00
Fonte: Edyeverson Hilário - O Livre

O próximo ano traz boas perspectivas para a cultura do algodão em Mato Grosso. A valorização dos preços da pluma continua incentivando a destinação de áreas, sendo esperado um aumento para 937,8 mil hectares na safra 2018/19, a maior já cultivada no Estado.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) ainda indica que o adiantamento nos trabalhos de campo da soja traz otimismo para uma ampla janela de semeadura do algodão de segunda safra, o que “pode colaborar para o bom desenvolvimento das lavouras e proporcionar ao Estado mais um recorde de produção”.

Olhando para a rentabilidade do produtor, o ponto de equilíbrio da safra 18/19, considerando uma produtividade de 112,7 arrobas por hectare, está a uma média de R$ 74,25 por arroba, o que representa um valor 16% abaixo em relação ao preço médio ponderado pela comercialização da pluma até o momento. Isso significa que, de modo geral, o produtor tem conseguido adiantar suas negociações a um preço acima do necessário para cobrir seu custo variável da próxima safra, diante dos melhores preços ofertados pela pluma.

No entanto, é necessário citar que importantes fatores, como o comportamento das condições climáticas e das cotações da ICE e do dólar, ainda estão em aberto e serão decisivos para a consolidação do cenário da cotonicultura no próximo ano. 
 

Notícias relacionadas