Bom dia, hoje é segunda-feira 17 de Dezembro de 2018

14 de Novembro: Saúde prepara grande mobilização para o Dia Nacional de Combate a Diabetes
Publicado em: 12/11/2018 ás 15:55:00 Autor: Ray Silva

Dia 14 de Novembro, quarta feira é o dia da gente lembrar sobre o DIABETES, este é o Dia nacional do combate a esta doença.  Em Paranaíta a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Paranaíta fará uma grande mobilização para chamar a atenção da população paranaitense de como prevenir e controlar o Diabetes. Neste dia 14, será feita uma grande Campanha Municipal com objetivo de atender a população, das 07 às 09 da Manhã no Canteiro Central do centro de Paranaíta, próximo a Lanchonete do Teixeirinha. Crianças, jovens e adultos deverão participar e neste dia terá TESTES DE GLICEMIA gratuitamente para detecção precoce do DIABETES. Você deverá estar em jejum para realizar o teste de Glicemia do Diabete Mellitus.

A DIABETES

A incapacidade do pâncreas em produzir a quantidade de insulina necessária e, consequentemente, causa um aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue. Entre alguns sintomas da doença estão: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada e falta de interesse e de concentração.

São dois tipos da doença. O tipo 1, é mais frequente em crianças e adolescentes que desenvolvem anticorpos contra o próprio pâncreas. Já o tipo 2 é mais frequente em obesos, idosos e em pessoas com genética favorável.

Os diabéticos precisam de uma alimentação específica e personalizada. Doces e açúcar refinados devem ser cortados do cardápio porque aumentam a absorção de insulina e a glicemia tende a subir causando um quadro de hiperglicemia.

 

Notícias relacionadas